Tem como pilar o alinhamento do que será executado, ele será definido com a materialização da ideia ou espaço definido entre o profissional e o cliente e será composto por 5 fases:
1- Pré-projeto: é a definição do escopo do projeto onde profissional e cliente decide e realiza o levantamento das necessidades pré-existentes.
2- Estudos preliminares: é a primeira etapa de elaboração técnica projetual onde serão definidas as plantas humanizadas, perspectivas 3D, layouts, etc.
3- Anteprojeto: após a aprovação do projeto preliminar, são definidas as informações técnicas que auxiliam na execução da obra onde é colocado em prática o desenvolvimento mesmo do projeto.
4- Projeto executivo: é onde entra a concepção, representação final e informações técnicas. O projeto executivo deve conter todas as referências necessárias à locação da obra e execução da edificação e deve conter todas as características para ser seguido em campo.
5- Compatibilização: combina o projeto com todos os outros demais complementares, considerando os demais projetos complementares: de estrutura, fundações, instalações hidráulicas, ar-condicionado, etc.